Imagens de um urso polar com a pele pintada em spray com o símbolo "T-34" têm intrigado especialistas. O conteúdo foi compartilhado por perfis russos. Para pesquisadores, o motivo da pintura é um mistério, mas lembra a denominação de um tanque de guerra soviético, utilizado na Segunda Guerra Mundial. As informações são da BBC.
O vídeo do animal foi postado no Facebook por Sergey Kavry, membro da organização não governamental (ONG) ambiental WWF. A publicação foi amplamente compartilhada por usuários e pela imprensa local.
Conforme a BBC, uma investigação está em andamento para definir em qual região do Ártico russo o vídeo foi feito. Especialistas estão preocupados. A pintura pode afetar a habilidade do animal de se alimentar e de se camuflar no habitat natural.
Kavry disse que recebeu o vídeo por um grupo de WhatsApp do povo indígena de Chukotka, do extremo leste da Rússia. Ele definiu o fato como um "desrespeito perverso pela história", caso a pichação estiver de fato relacionada ao tanque soviético.
Em entrevista à BBC, Daria Buyanova, porta-voz da WWF na Rússia, disse estar em choque com o ocorrido, que mais parece "ser uma piada de mau gosto".
Cientista do Instituto de Problemas Biológicos do Norte, Anatoly Kochnev acredita que o animal foi sedado. Só assim ele poderia ter sido pichado. A pintura ainda pode demorar semanas para desaparecer, prejudicando ainda mais o urso, que depende da sua coloração para sobreviver.
A imprensa russa especula que o fato esteja relacionado à irritação de algumas comunidades do Ártico com o crescente número de ursos polares na região.