O mau tempo deixa o Rio Grande do Sul em estado de alerta neste domingo (15). A passagem de uma frente fria reforçada por umidade proveniente da Amazônia deverá provocar tempestades com alto volume de chuva, fortes rajadas de vento e risco de queda de granizo.
Boletim do 8º Distrito de Meteorologia indica as regiões da Campanha, Centro, Missões, Sul e Sudeste como as mais afetadas pela instabilidade do final de semana, com possibilidade de rajadas de vento de até 100 km/h. O horário de maior atenção vai do começo do dia até o final da manhã.
O meteorologista Jonas Ribeiro, da Somar Meteorologia, explica que a razão do tempo severo é a combinação da frente fria com o deslocamento do jato de vento que traz umidade da Amazônia mais para o sul. Até os últimos dias, essa espécie de corredor atmosférico estava mais direcionada para o Centro-Oeste e o Sudeste – o que vinha provocando chuvaradas nessas regiões.
- Essa combinação da frente fria com a umidade amazônica deve provocar muitas instabilidades, começando pelo Sul e se dirigindo para o Norte. Pode haver transtornos à população - avisa Ribeiro.
Na Fronteira Oeste e na Campanha, a chuva pode alcançar cerca de 50 milímetros apenas no domingo. Isso equivale a cerca de um terço da precipitação esperada no mês para São Borja (151 milímetros), por exemplo, ou quase a metade da média histórica de dezembro em Uruguaiana (127 milímetros).
Embora os maiores riscos estejam previstos para a Metade Sul, a Somar também informa possibilidade de queda de granizo na Região Metropolitana e na Serra. Como há risco de ventania, granizo e queda de raios em diferentes regiões, é prudente evitar a permanência em lugares abertos durante o domingo.
Conforme a frente fria avança rumo a Santa Catarina e Paraná, o tempo deve voltar a ficar firme entre o domingo e a segunda-feira. No começo da semana, a instabilidade deve se concentrar na faixa mais ao norte do Estado. No restante do Rio Grande do Sul, a expectativa é de retorno do sol e temperaturas um pouco mais amenas, abaixo dos 30ºC pelo menos até terça ou quarta-feira.
Previsão para o domingo
Capital: Pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 21°C e máxima de 31°C
Pelotas: Chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 21°C e máxima de 26°C
Caxias do Sul: Pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 21°C e máxima de 29°C
Santa Maria: Chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 23°C e máxima de 28°C
Santa Rosa: Pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 24°C e máxima de 31°C
Erechim: Pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 20°C e máxima de 28°C
Uruguaiana: Chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 22°C e máxima de 27°C
Torres: Pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 22°C e máxima de 27°C
Rio Grande: Chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 22°C e máxima de 25°C
Mostardas: Pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 23°C e máxima de 27°C
Passo Fundo: Pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 19°C e máxima de 28°C
Bagé: Chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 20°C e máxima de 27°C
Tramandaí: Pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 22°C e máxima de 26°C
Xangri-Lá: Pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 22°C e máxima de 27°C
Capão da Canoa: Pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 22°C e máxima de 27°C
São Borja: Chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 23°C e máxima de 28°C