Militares do Corpo de Bombeiros estão desde as 10h desta sexta-feira (11) combatendo mais um incêndio no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, em Palhoça, na Grande Florianópolis. De acordo com o comando, este é o terceiro dia seguido em que novos focos são acesos, sempre em pontos diferentes.
Desta vez, o fogo atinge uma área ao sul da Estrada do Espanhol, um caminho que leva diretamente à Praia da Pinheira. O helicóptero Arcanjo foi chamado para auxiliar no combate às chamas, que ameaçam casas na região.
Desde setembro, os bombeiros estão combatendo diversas queimadas na área do parque, que é um espaço de preservação permanente. A Polícia Civil investiga os casos para apurar se esses casos podem ser criminosos, mas o inquérito ainda não foi concluído.
O último caso foi registrado na quinta-feira (10). Os bombeiros foram acionados no começo da tarde para conter as chamas. Por volta das 19h, o fogo estava controlado, mas só foi totalmente contido à 1h desta sexta-feira.
Mais de mil hectares destruídos
Nesses vários incêndios que atingiram o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, mais de mil hectares foram destruídos. O local é a maior reserva contínua de Mata Atlântica de Santa Catarina e abriga diversas espécies tanto de fauna, quanto da flora. Cada incêndio desses representa um grande desastre ambiental para o Estado.
Para tentar minimizar o problema e identificar possíveis responsáveis pelos incêndios, a administração do parque pretende instalar câmeras de monitoramento nas áreas mais vulneráveis.
Além disso, desde o dia 1º de outubro, a Defesa Civil e várias entidades, como os Bombeiros e a prefeitura de Palhoça, começaram a elaborar um plano de contingência para a área. A ideia é pensar em formas de prevenção e também de combate ainda mais rápido e eficaz para situações como essas.