Mesmo com a massa de ar polar derrubando as temperaturas, nem a geada e muito menos a neve apareceram em São José dos Ausentes durante a madrugada e o início da manhã deste sábado (3). Sem as precipitações, apesar da previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), restou o vento congelante, amenizado pelo sol, que voltou na direção dos cânions na cidade dos Campos de Cima da Serra.
Para o lado de Bom Jesus, o céu continuava carregado, às 8h deste sábado, quando a temperatura era de -1 °C no relógio digital instalado na entrada da cidade.
Em Faxinal Preto, comunidade vizinha da área mais fria de Santa Catarina, a 35km do Centro de Ausentes e a 20km da catarinense São Joaquim, as cerca de 30 famílias que moram no local mantiveram janelas fechadas nas primeiras horas da manhã deste sábado.
Por volta das 7h, os termômetros indicavam temperatura de -10° C na localidade. Na sexta (2), a única precipitação de neve em Ausentes pouca gente viu. Ela veio misturada à chuva congelada, às 13h50min. A neve foi tão tímida que não chegou a acumular ao ponto de ser percebida em fotografias, por exemplo, mas os pequenos flocos foram confirmados pela Somar Meteorologia.