O amanhecer deste sábado (6) foi o mais frio deste ano em São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra. Os termômetros marcavam -3ºC às 7h, quase 1,5ºC a menos do que no amanhecer de sexta-feira.
Campos e jardins amanheceram com pontos de geada. E o vento forte contribuiu para deixar a sensação térmica ainda mais baixa: em torno de -7ºC nas primeiras horas da manhã.
Turistas que lotaram os hotéis e pousadas da cidade à espera da neve ainda seguem na expectativa — o único registro da madrugada foi percebido apenas em pontos isolados. Um destes pontos foi o Vale das Trutas, a cerca de 12 quilômetros do centro, onde alguns pescadores registraram os flocos brancos caindo sobre os carros.
De Blumenau, em Santa Catarina, o turista Victor Marcelo do Amarante conta ter vindo a Ausentes para participar de uma caminhada com o seu grupo de trekking (trilhas a pé). O grupo escolhe locais frios e com possibilidade de neve, que seria um bônus caso ocorresse. Victor conta que nunca assistiu ao fenômeno, apesar das diversas viagens para as serras gaúcha e catarinense.
— Já estive em Urubici (SC) na véspera de um dia de neve. Dei azar. Desta vez, acho que não vai nevar. As pessoas dizem que está faltando umidade para isso. Mas para quem gosta de frio, está gostoso igual — conta o supervisor de produção, que chegou a Ausentes por volta das 21h de sexta-feira.
Neste sábado, embora o frio continue intenso, a possibilidade de neve é bastante remota no Estado. Em Ausentes, os termômetros devem chegar a marcar até 5ºC durante a tarde, voltando a esfriar à noite.