Dentro de campo, a temperatura da partida entre Grêmio e Rosario Central nesta quarta-feira (10) só deve subir a partir do apito inicial. Fora dele, os termômetros podem registrar uma queda de 4°C entre o começo do jogo, às 21h30min, e o fim, por volta das 23h30min, caindo de 22°C para 18°C. Na saída da Arena, a sensação de frio tende a ser maior, porque o estádio é próximo ao Guaíba e em uma área aberta, o que facilita a circulação de vento.
A previsão para a quarta-feira é de tempo seco em todo o Rio Grande do Sul, inclusive no horário da partida. Uma massa de ar seco presente no Estado inibe a formação de áreas de instabilidade, o que deve propiciar um dia de predomínio de sol entre poucas nuvens aos gaúchos. Essa condição favorece que sejam registradas grandes variações de temperatura entre o início da manhã e a tarde, na maioria dos municípios.
O destaque deve ser Farroupilha, na Serra, onde a temperatura deve oscilar 17°C (entre 9°C e 26°C). Outras cidade também podem ter diferenças significativas, como Erechim e Passo Fundo, no Norte, 15°C (entre 14°C e 29°C). Em Porto Alegre, a variação deve ser de 14°C (entre 16°C e 28°C). Somente no Litoral é que a amplitude térmica deve ser pequena.
— Perto de grandes porções de água, onde há bastante umidade na atmosfera, a amplitude térmica é menor, porque essa umidade mantém a temperatura mais estável. No Interior, a amplitude (térmica) é maior porque a radiação solar se dispersa mais rápido — explica o meteorologista Caio Guerra, da Soma Meteorologia.
A maior temperatura do Estado nesta quarta-feira (10) deve ser de 30°C, em Iraí, no Norte, e em São Borja, na Fronteira Oeste, enquanto a mínima deve ser de 8°C, em São José dos Ausentes, na Serra.
Porto Alegre registra segunda menor temperatura de 2019
A capital gaúcha registrou a segunda menor temperatura do ano nesta terça-feira (9). No início da manhã, os termômetros marcaram 14,7°C, superior apenas aos 12,9°C do dia 22 de março. A máxima, que aconteceu durante a tarde, foi de 26,5°C, o que fez a amplitude térmica do dia ser de 12,2°C.
A terça-feira foi de tempo seco, sem qualquer ocorrência de chuva em todo o território gaúcho, até o momento. A mínima foi registrada em Vacaria, na Serra 7,7°C, mas a sensação térmica chegou a 4°C, durante a madrugada. A máxima foi de 29,7°C, em São Luiz Gonzaga, nas Missões.
Confira como deve ficar o tempo em algumas cidades nesta quarta-feira (10):
Capital: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 16°C e máxima de 28°C
Pelotas: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 18°C e máxima de 25°C
Caxias do Sul: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 12°C e máxima de 24°C
Santa Maria: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 14°C e máxima de 26°C
Santa Rosa: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 16°C e máxima de 28°C
Erechim: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 14°C e máxima de 29°C
Uruguaiana: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 16°C e máxima de 28°C
Torres: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 18°C e máxima de 25°C
Rio Grande: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 21°C e máxima de 25°C
Mostardas: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 18°C e máxima de 24°C
Passo Fundo: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 14°C e máxima de 29°C
Bagé: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 13°C e máxima de 25°C
Tramandaí: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 19°C e máxima de 25°C
Xangri-lá: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 19°C e máxima de 26°C
Capão da Canoa: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 18°C e máxima de 27°C