Um projeto de lei da Câmara de Vereadores de Santa Maria prevê a criação de um crematório para animais de pequeno e médio porte. Conforme a matéria, que é de autoria do parlamentar Adelar Vargas (MDB), a ideia é contemplar um espaço para animais domésticos (como cães e gatos). O projeto, agora, começará a tramitar junto às comissões do Legislativo e, então, depois poderá ser colocado em apreciação pelo Plenário.
O objetivo, neste momento, conforme o vereador é que o espaço seja público, mas que possa ser cedido à iniciativa privada que ficaria à frente da gestão do local. A iniciativa, de acordo com Adelar Vargas, atenderia duas situações. A primeira delas é de cunho afetivo, já que os donos teriam um local para preservar a memória com o crematório pet.
Já a outra questão – igualmente importante, para o vereador – é a preocupação ambiental. O parlamentar destaca que o enterro indevido de animais em um pátio, por exemplo, pode acarretar na contaminação do lençol freático.
O vereador afirma que o espaço poderia dar enfrentamento ao descarte indevido de restos de animais. Atualmente, os donos, na maioria das vezes, enterram os bichos no pátio da própria casa ou, ainda, os deixam em lixões ou em terrenos baldios, pontua o parlamentar.
— Já há uma conversa, no momento, com empresários interessados e, inclusive, temos três áreas monitoradas e que poderiam comportar (o crematório) — adianta o vereador, que afirma já estar em tratativas com a prefeitura para viabilizar a implementação da iniciativa.
GaúchaZH procurou a prefeitura que afirma que irá aguardar a tramitação e, posterior aprovação da matéria na Câmara, para se posicionar.