A primavera deve ser marcada pela chuva no Rio Grande do Sul. De acordo com a previsão sazonal feita pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), há uma perspectiva de aquecimento do Oceano Pacífico para os próximos meses, com uma possível ocorrência do fenômeno El Niño, que costuma se refletir em maiores precipitações no Rio Grande do Sul.
– O indicativo é de El Niño mais para o final da primavera. Os três Estados do sul terão chuva ligeiramente acima da normalidade, justamente devido ao fenômeno que, ao que tudo indica, deve ser de fraca intensidade. No Rio Grande do Sul, a chuva acima do normal vai acontecer especialmente no centro-sul e no oeste do Estado — confirmou a meteorologista Naiane Araújo, do Inmet.
Para o meteorologista Celso Oliveira, da Somar Meteorologia, ainda há incertezas sobre a volta do fenômeno El Niño:
– Todo mundo enxerga o aquecimento do Pacífico, mas há uma dúvida se ele será forte o suficiente para que receba o nome de El Niño. Quando há aquecimento desse oceano, mesmo que fraco, é natural que o Rio Grande do Sul receba volumes maiores de chuva.
Oliveira estima que a nova estação tenha mais chuva, no entanto, as precipitações não devem ser persistentes.
– A primavera terá chuva forte? Sim. Mas será contínua como no El Niño clássico? Não. Terá alternância – completa o meteorologista.
Embora a chuva deva atingir todo o Estado, Oliveira afirma que a Metade Sul, a Fronteira Oeste e parte da Região Central devem receber os maiores acumulados.
Quanto às temperaturas, a projeção para a primavera é de que elas permaneçam dentro da média histórica (que varia conforme a cidade), com exceção do nordeste do Rio Grande do Sul e da divisa com Santa Catarina, onde é esperado mais calor do que o normal.
Como há expectativa de dias chuvosos, a tendência é de tempo mais nublado e menos sol, dessa forma, os termômetros não sobem muito. Entretanto, não estão descartados dias de calor mais intenso. A primavera vai até as 19h23min de 21 de dezembro.