A terça-feira (15) vai apresentar uma mudança na condição do tempo por causa da formação de áreas de instabilidade entre o Rio Grande do Sul, o sul do Paraguai e o nordeste da Argentina. Essa alteração, associada ao avanço de uma nova frente fria sobre o Estado, vai favorecer a ocorrência de pancadas de chuva ao longo do dia em todas as áreas.
Na Serra, a sensação de frio que aparece já no amanhecer não deve variar muito no decorrer do dia por conta da nebulosidade. A chuva começa pela fronteira com a Argentina e se espalha por todo o Estado até o final do dia. Os maiores volumes devem ocorrer em São Borja, Alegrete e Santiago. Nesta última, o volume de chuva pode chegar a 30 mm. Nas demais áreas, a chuva é mais amena e deve ocorrer entre a tarde e a noite. Em Porto Alegre, chove no final do dia, e a temperatura fica entre 15°C e 25°C.
Na quarta-feira (16), o avanço da frente fria deixa as condições favoráveis para pancadas de chuva na metade norte do Estado já pela manhã. Na Região Sul, a entrada de um ar frio e seco deixa o tempo mais firme entre o final da tarde e a noite. Não deve chover na Capital, porém, fica mais frio. A mínima será de 14°C, e a máxima, de 19°C. As menores temperaturas devem ocorrer no período da noite, principalmente nas regiões que fazem fronteira com o Uruguai, como Campanha e parte da Fronteira Oeste.
A atuação de um sistema de alta pressão atmosférica deixa o tempo firme na maior parte do Estado na quinta feira (17). Apenas no Extremo Norte ainda haverá condições favoráveis para pancadas de chuva. Por conta dessa alta pressão, que traz com ela uma massa de ar frio, a sensação térmica ao amanhecer será de temperatura mais baixa em relação aos dias anteriores, principalmente nas áreas de Serra e Campanha. As mínimas devem ficar abaixo dos 10ºC em grande parte do Estado, inclusive em Porto Alegre.
TENDÊNCIA
Nos próximos dias, a instabilidade retorna ao Rio Grande do Sul, principalmente na Metade Norte. Na sexta-feira (18), são previstos temporais nas áreas que fazem divisa com Santa Catarina. Entre o sábado (19) e a segunda (21), uma nova massa de ar frio atinge todo o Estado e derruba as temperaturas.