Uma massa de ar polar atua sobre o Rio Grande do Sul e ganha força na manhã desta segunda-feira (21). O tempo segue aberto na maior parte do Estado e as temperaturas ficam mais baixas em comparação ao dia anterior. A previsão, segundo a Somar Meteorologia, é de que diversas cidades registrem a menor temperatura do ano.
Em Porto Alegre, pelo segundo dia consecutivo foi registrada a menor temperatura máxima do ano. No domingo (20), os termômetros não passaram de 15,4°C. É a menor temperatura máxima registrada no mês de maio desde 2016. Nesta segunda, a máxima na Capital fica na casa dos 18°C.
Nas próximas horas, há condições para formação de geada nos pontos mais altos do Estado, além de temperaturas negativas e próximas de zero. Cruz Alta, teve a mínima do dia, com 3,3°C. São José dos Ausentes – registrou 4,4°C, com sensação de -2,2°C nesta madrugada. Em Passo Fundo, os termômetros não passam dos 15°C, e em Uruguaiana, fica nos 17°C.
O tempo deve permanecer estável e com sol em todo o Rio Grande do Sul, com exceção do Litoral, onde pode garoar nas primeiras horas do dia. Depois, o tempo começa a abrir. A Marinha do Brasil alerta para ressaca entre a segunda e a manhã de terça-feira (22), com ondas de até 3,5 metros de altura.
O tempo segue seco e frio em todo o Estado na terça-feira. As temperaturas mais baixas se concentram na Serra (onde não se descarta chance para geada em pontos isolados) e no Extremo Sul. Entre a madrugada e o início da manhã, novamente haverá chances de registrar recorde de menor temperatura do ano em alguns pontos do Rio Grande do Sul.
A quarta-feira (23) será mais um dia bastante frio entre a madrugada e a manhã. As menores temperaturas continuam previstas para a Serra, principalmente em São José dos Ausentes e Vacaria. A massa de ar seco predomina em todo o Estado e não há chance de chuva.
Em Santa Catarina, alguns municípios registraram mínimas abaixo de zero, como foi o caso de Caçador, onde os termômetros marcaram -0,4°C. São Joaquim fez 2,3°C e Lages, distance cerca de 60 quilômetros de Urupema, teve 3,6°C.
Confira as menores temperaturas desta segunda-feira.
Alegrete: 5,6°C, mesma sensação
Cambará do Sul: 6,0°C, com sensação de 0,4°C
Canela: 6,9°C, com sensação de 2,5°C
Cruz Alta: 4,4°C, com sensação de 1,9°C
Ibirubá: 5,6°C, mesma sensação
Lagoa Vermelha: 6,3°C, com sensação de 4,1°C
Palmeira das Missões: 5,6°C, mesma sensação
Passo Fundo: 6,0°C, com sensação de 3,7°C
Quaraí: 4,0°C, com sensação de 0,4°C
Santa Rosa: 4,8°C, com sensação de 1,8°C
Santiago: 6,4°C, com sensação de 3,8°C
Santo Augusto: 6,5°C, com sensação de 3,4°C
São José dos Ausentes: 4,4°C, com sensação de -2,2°C
São Vicente do Sul: 6,4°C, com sensação de 4,6°C
Serafina Corrêa: 7,0°C, mesma sensação
Soledade: 5,1°C, mesma sensação
Tupanciretã: 4,9°C, mesma sensação
Uruguaiana: 7,0°C, com sensação de 3,6°C
Vacaria: 5,9°C, com sensação de 2,1°C