O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, disse nesta terça-feira (20), no 8º Fórum Mundial da Água, em Brasília, que os produtores rurais contribuem para evitar a crise hídrica. A agricultura é setor que mais consome água doce no Brasil, segundo estimativa do Fundo das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO, na sigla em inglês). De acordo com o FAO, metade é desperdiçada.
Perguntado como o setor poderia reduzir o consumo de água, Maggi disse que a agricultura já é bastante sustentável:
— Apenas 10% ou menos de 10% da agricultura brasileira utiliza água para a irrigação. 90% da nossa agricultura utiliza água de precipitação (chuva). Aí nós estamos aproveitando no ciclo da água, que vem a planta e absorve e faz evapotranspiração e volta para a atmosfera ou volta para os lençóis freáticos. O Brasil é um país que produz muito e que utiliza pouca área de irrigação para fazer a sua produção.
O fórum discute alternativas para evitar o consumo, desperdício e melhorar o reaproveitamento da água. Maggi disse, ainda, que a legislação brasileira já é bem rígida com os produtores quanto aos cuidados com o meio ambiente, incluindo os recursos hídricos:
Nós protegemos a água, a fauna e a flora
BLAIRO MAGGI
ministro da Agricultura
— A agricultura do Brasil é bastante sustentável e até desafio alguma agricultura no mundo que seja tão sustentável quanto a do Brasil. Primeiro que a nossa legislação obriga que todas as margens de rios sejam protegidas por vegetação nativa. Nós protegemos a água, a fauna e a flora. Também temos preservação de áreas de preservação permanente que os agricultores têm que fazer. Temos 66% do território preservado. Utilizamos cerca de 9% para a agricultura.
Maggi participou no painel Água para a agricultura e a produção de alimento, no Fórum Mundial da Água. O evento segue até o dia 23.