Uma câmera com visão noturna flagrou um puma na floresta do Parque Estadual do Ibitiriá, em Vacaria, região norte do Rio Grande do Sul. Essa é a primeira vez que a presença da espécie é registrada no parque. As imagens foram captadas em setembro e divulgadas nesta semana.
Também conhecido como onça parda, suçuarana ou leão-baio, o puma concolor é o segundo maior felino do continente americano, atrás da onça pintada. Pode pesar até 75 kg e medir mais de dois metros de comprimento. O animal tem hábitos noturnos e se alimenta de roedores, aves e peixes. Pelas imagens, ainda não foi possível especificar se é macho ou fêmea, adianta o técnico ambiental Jefferson Floss. A filmagem foi realizada por alunos do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Murialdo, de Caxias do Sul.
— Foi uma surpresa para nós ver o leão-baio. Mostra que aquela região tem uma biodiversidade rica que está sendo preservada — ressalta Ricardo Stein, professor de Medicina Veterinária da Faculdade Murialdo.
Orientado pelo professor Stein, o estudo tem o objetivo de verificar a abundância e a diversidade de mamíferos de médio e grande porte no Parque do Ibitiriá. Situado entre Vacaria e Bom Jesus, o parque abrange campos nativos e matas com araucária, ecossistemas característicos da região dos Campos de Cima da Serra. O parque foi criado com o objetivo de proteger esses ecossistemas, incluindo parte da mata ciliar do Rio Ibitiriá - hoje Rio Santana.