Atualização do dia 17 de maio de 2024: o embarque no do posto Graal, estação rodoviária improvisada às margens da freeway, em Gravataí, foi proibido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) na quinta-feira (16). Para quem pretende seguir para Florianópolis, onde está localizado o aeroporto internacional mais próximo, ou outra capital saindo de Porto Alegre, por exemplo, as empresas sugerem pegar um ônibus no terminal provisório na Antônio de Carvalho tendo Osório como destino. No Litoral, é possível fazer a conexão com o ônibus interestadual.
Um dos principais destinos de quem busca sair do Rio Grande do Sul, o aeroporto de Florianópolis receberá uma conexão de ônibus saindo do posto Graal, estação rodoviária improvisada às margens da freeway, em Gravataí, para facilitar a logística interestadual.
A empresa Eucatur opera pelo menos cinco horários diários - ônibus extras podem ser disponibilizados conforme demanda. Todos eles saem de Gravataí e passam em Osório, onde embarcam passageiros vindos do terminal Antônio de Carvalho, em Porto Alegre. Algumas ainda param em outras cidades pelo caminho.
— Colocamos essa opção na freeway para facilitar o acesso de quem vem de Canoas, Cachoeirinha e Gravataí. Quem sai de Porto Alegre pode embarcar em Osório — disse Christian Rocha, gerente da Eucatur.
Por conta da RS-118, é mais rápido para quem sai de Porto Alegre pegar um ônibus no Antônio de Carvalho até Osório e de lá seguir para Florianópolis. Nesta segunda, GZH demorou mais de 3 horas de Porto Alegre ao posto em Gravataí.
Os horários são:
- 7h15min pinga-pinga
- 8h15min direto (com parada em Osório)
- 10h30min pinga-pinga
- 14h - direto (com parada em Osório)
- 23h55 - direto (com parada em Osório)
É possível comprar diretamente no posto Graal, pelo site da empresa ou pelo WhatsApp (51) 99249-5452