Um caminhoneiro foi flagrado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na quinta-feira (1º), após ter dirigido por mais de 40 horas sem dormir. A abordagem foi feita em Osório, no Litoral Norte, durante fiscalização na BR-101. O veículo, carregado de mamões, fazia trajeto da Bahia até o Rio Grande o Sul.
De acordo com a PRF, o motorista, de 32 anos e que não teve o nome divulgado, conduziu o caminhão por mais de 2,5 mil quilômetros sem o repouso devido. O condutor afirmou que havia dormido pela última vez antes de ter o caminhão carregado e que só parou para fazer refeições durante o trajeto, o que foi indicado pela análise dos discos do tacógrafo do veículo. O objeto também apontou que o caminhão chegou a atingir a velocidade de 120 km/h ao longo do percurso.
Conforme a Lei 13.103/2015, que define as horas de descanso para motoristas profissionais, o condutor deve parar por pelo menos 11 horas a cada 24 horas de direção — sendo obrigatórias ao menos oito horas ininterruptas de descanso.
A PRF afirma que mais de 3 mil motoristas foram autuados por esta infração apenas em 2022 nas rodovias federais gaúchas. A multa para a infração é de, em média, R$ 130,06, além de retenção do veículo.
Segundo a PRF, o condutor já havia sido autuado em 2020 pelo mesmo motivo e não foram identificados sinais de utilização de anfepramona, o “rebite”, o que acarretaria a prisão do motorista.