Candidatos com dislexia ou Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) agora têm tempo adicional para realizar provas teóricas para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Rio Grande do Sul. De acordo com o Detran-RS, esses aspirantes a motoristas terão o dobro do tempo oferecido aos demais para a finalização dos exames. As medidas, previstas em portaria do departamento, entraram em vigor nesta segunda-feira (1º).
Já candidatos com surdez ou deficiência auditiva, além do tempo extra, serão acompanhados por servidor que tenham conhecimento em Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), além de terem acesso a vídeos com a linguagem. O condutor em formação com dislexia também poderá ser acompanhado por servidor para leitura de prova ou ter suporte de software especializado.
Para ter direito ao serviço, o candidato deverá apresentar laudo emitido por profissional da área da saúde em que conste o diagnóstico de TDAH, dislexia ou outro transtorno que implique em perturbação na capacidade de leitura ao médico perito durante o exame de aptidão física e mental.
O atendimento especializado deve ser solicitado pelo Centro de Formação de Condutores (CFC) à Divisão de Exames do Detran-RS, que estabelecerá cronograma para o candidato.