Uma manifestação de moradores bloqueou o km 1,7 da BR-392 nos dois sentidos, em Rio Grande. O trecho fica perto da entrada do porto, em uma região próxima a uma área residencial. Os manifestantes cobram mais segurança no local, que possui uma curva em formato de S.
Essa é a principal saída do porto para caminhões e outros veículos de carga.
No último domingo, um ciclista morreu após a carga de um caminhão de fertilizantes cair sobre ele na margem da rodovia. O caso motivou o protesto.
– Queremos que alguém tome uma providência, que alguém olhe pra gente. Não só quando acontecer um acidente, mas que não se tenha mais pais e mães que sofram o que eu sofri. Queremos que a morte do nosso filho reflita para que não aconteça com mais ninguém. É uma fatalidade, sim, mas que pode ser evitada - disse a cozinheira Solange da Silva Alves, mãe do ciclista.
Segundo moradores, acidentes no local são recorrentes em razão da curva e da falta de sinalização.
Cerca de 20 manifestantes estiveram no local. Houve queima de pneus e exposição de faixas com cobranças às autoridades. Os moradores reivindicam soluções do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) e da Ecosul, empresa que administra a rodovia.