A Empresa CCR Viasul estima que o fluxo de veículos seja liberado para caminhões e ônibus por uma das duas pontes sobre o Arroio Boa Vista no sentido Estrela-Lajeado da BR-386 até o dia 13 de abril. A região registrou um grave acidente no último dia 13 de março, quando um caminhão carregado com uma carga de combustíveis explodiu no local quando se deslocava da Região Metropolitana à Região Norte do Estado.
Com o acidente e a explosão, uma das pontes paralelas (no sentido Capital-interior) ficou comprometida e está totalmente bloqueada. Já passagem da direção interior-Capital foi danificada, mas está em condições de receber veículos. Carros e motos podem passar nos dois sentidos, assim como veículos pesados (ônibus e caminhões) que saem do Vale do Taquari rumo à Região Metropolitana. De acordo com as autoridades, até 13 de abril, caminhões em deslocamento para o interior ainda devem seguir a rota de desvio pela ERS-287.
Conforme a CCR Viasul, a ponte no sentido interior-capital, em melhores condições, também foi danificada. Foram feitos trabalhos de recuperação e reforço do pilar da passagem. Nesta semana, foram iniciados os trabalhos na travessa e no tabuleiro (local que serve como base para a colocação do asfalto).
O acidente
O caminhão transportando uma carga de combustíveis explodiu no km 350 da BR-386, quando se deslocava de Estrela em direção a Lajeado. O condutor Anderson Barbosa, de 36 anos, perdeu o controle do veículo e bateu nas muretas sobre a ponte. A cabine do motorista despencou da ponte e o condutor morreu no local. A carga explodiu, provocando comprometimento da estrutura da ponte. A CCR Viasul estima que a ponteo norte da BR-386 só será liberada dentro de seis meses.
- Sentido Lajeado - Estrela: liberado para carros, motos, caminhões e ônibus
- Sentido Estrela - Lajeado: liberado somente para carros e motos. Para caminhões e ônibus, a estimativa é de liberação de fluxo até 13 de abril. Veículos pesados devem utilizar o desvio pela RS-287.