O número elevado de veículos que utilizaram a freeway no feriadão de Natal exigiu reparos no asfalto - consertos de emergências que afetaram o trânsito na manhã deste sábado (26). De acordo com a concessionária CCR Via Sul, administradora da rodovia, os trabalhos ocorreram nos quilômetros 67, em Gravataí, e 30, em Santo Antônio da Patrulha, entre as 8h e as 11h.
A interdição de uma das faixas, somada ao movimento intenso, gerou congestionamento na via. O "arranca e para" se estendeu por cerca de oito quilômetros, desde a passagem pelo viaduto da RS-118 até o pedágio da Região Metropolitana. Pouco antes da segunda praça de cobrança, já no Litoral Norte, outro trecho, de cinco quilômetros, também teve velocidade reduzida.
O pico do movimento ocorreu por volta das 11h, com quase 75% da capacidade atingida. A freeway pode receber até 97 veículos ao mesmo tempo, segundo a CCR.
O acostamento não foi liberado para circulação. Mesmo sem autorização, muitos veículos utilizaram a área proibida para fugir da tranqueira.