A RS-122, principal ligação entre a Serra e a Região Metropolitana, vai permanecer bloqueada durante todo o feriadão da Proclamação da República no trecho entre Farroupilha e São Vendelino. A decisão de deixar a rodovia totalmente interrompida neste final de semana foi tomada pelo Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (Daer) no final da tarde desta sexta-feira (15).
Engenheiros e um geólogo da autarquia avaliaram que há risco de queda de uma rocha de grande porte localizada no alto da encosta, exatamente no mesmo ponto onde, no último dia 4, deslizamentos de terra interromperam as pistas do quilômetro 43.
Durante a madrugada desta sexta, foi registrada uma nova queda de barreira no local, o que reforça a hipótese de que a encosta da estrada está instável.
De acordo com o Daer, enquanto a pedra não for removida, não há condições de segurança para a liberação do trânsito na RS-122. A operação de retirada da rocha será realizada a partir da próxima segunda-feira (18), quando o maquinário necessário estará disponível. A remoção da pedra será feita pela parte superior da encosta para que não haja riscos aos operários.
Por conta do bloqueio na RS-122, motoristas que precisam fazer o deslocamento entre a Serra e a Região Metropolitana podem usar rotas alternativas, como a RS-446, via Carlos Barbosa, e a BR-116.