Um trabalho de recapeamento asfáltico provocou aproximadamente 15 quilômetros de lentidão na BR-386, entre Nova Santa Rita e Canoas, na Região Metropolitana, no sentido Interior-Capital. Os trabalhos ocorreram no km 434, no limite entre os municípios.
Um estreitamento de pista foi realizado pela empresa CCR Viasul no local. O fluxo foi liberado às 20h30min.
Motoristas relataram perda de mais de uma hora e meia para superar o trecho com congestionamento durante a tarde. A empresa CCR Viasul alega que não poderia realizar as obras em outro horário pois precisa de iluminação e calor para secar o asfalto colocado na região.
Professor substituto na Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Fernando de Souza Savian saiu de Santa Maria, na Região Central, às 12h30min em um ônibus de linha. Ele deveria chegar em Porto Alegre por volta das 17h.
— Ficamos quase quatro horas parados no congestionamento. Precisei cancelar duas turmas que daria aula esta noite. Pelo menos 90 alunos ficaram sem aula, já que acabei desembarcando às 20h45min na rodoviária da Capital.
Confira a nota da empresa na íntegra
Um dos motivos pelos quais os trabalhos no pavimento não são realizados à noite refere-se, principalmente, à qualidade do serviço e material. Durante o dia ganha-se em visibilidade e o material (concreto betuminoso usinado a quente) utilizado exige condições climáticas favoráveis para ser aplicado (acima de 10 graus) para ter, assim, garantida sua qualidade e durabilidade. Alguns reparos emergenciais, como tapa buraco, são realizados à noite uma vez que o material utilizado (espécie de massa fria) não tem as mesmas exigências de aplicação.