O motorista preso por participar de um racha que causou a morte de um motociclista em Passo Fundo, no Norte do RS, no domingo (16), foi solto na noite de segunda-feira (17). Augusto Trein, 19 anos, passou a responder em liberdade após pagar a fiança estipulada pela Justiça em cem salários mínimos, aproximadamente R$ 100 mil.
Na decisão, o juiz Alan Peixoto de Oliveira impôs como medidas cautelares para a liberdade do suspeito a suspensão de sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o recolhimento domiciliar aos finais de semana e feriados e o comparecimento mensal no fórum de Passo Fundo para informar suas atividades. Ele também não poderá se envolver em outros delitos.
O magistrado ponderou que o teste do bafômetro feito no dia do acidente pela Polícia Rodoviária Federal deu negativo. Oliveira argumentou, também, que, conforme o depoimento de testemunha, Trein desligou o carro, entregou as chaves aos agentes e ficou no local do acidente. Ele teria informado ainda às testemunhas que não fugiria.
"Além do mais, trata-se de réu primário, que colaborou com o andamento do flagrante, não demonstrando qualquer obstáculo para o devido andamento das investigações", diz o magistrado no despacho.
A delegada responsável pelo caso, Daniela Mineto, afirma que a investigação segue para identificar o segundo motorista do racha, que fugiu do local e não foi identificado.
O caso
O atropelamento ocorreu na tarde de domingo, em Passo Fundo, quando motoristas de duas caminhonetes disputavam uma corrida em alta velocidade. O carro de Trein estava na contramão quando colidiu contra a motocicleta onde estava Fabrício de Camargo Decesare, de 21 anos, que morreu no local.