O calor e o sol dos quatro dias de feriadão de 7 de Setembro atraíram milhares de gaúchos para o Litoral Norte. Outra parte dos motoristas aproveitou a folga para descansar no Interior. O resultado foram estradas abarrotadas de veículos e muito desrespeito às regras de trânsito. Conforme balanço divulgado na manhã desta segunda-feira (11) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), foram aplicadas 5.944 multas de quinta-feira a domingo.
Apesar do esforço da Operação Independência em realizar campanhas de educação e reforçar a fiscalização, mais de cem motoristas foram multados por não passar no bafômetro — foram aplicados mais de 2,9 mil testes —, quase 200 foram flagrados cometendo ultrapassagens proibidas e mais de 200 motoristas ou passageiros foram pegos sem cinto de segurança. Além disso, 2,5 mil condutores foram flagrados pelo radar em excesso de velocidade — todos itens fundamentais de segurança no trânsito.
Leia mais:
Acidente na BR-386 nesta segunda-feira mata quatro em Frederico Westphalen
Acidente mata 11 membros de grupo de dança no Espírito Santo
Após colisão com carro, caminhoneiro fere motorista com facão em Gravataí
O total de infrações não foi comparado com o 7 de Setembro do ano passado, explica a PRF, porque em 2016 o feriado caiu numa quarta-feira. Além disso, o chefe de Comunicação da polícia, Rodrigo Rodrigues, prefere não estabelecer relação com outros feriadões:
— Cada feriado tem uma característica. Alguns feriados são mais propícios para o pessoal visitar familiares, como os dias das Mães e dos Pais, Natal e Ano-Novo. Outros não tanto, como o 7 de Setembro — afirma Rodrigues.
No entanto, o verão fora de época dos últimos dias, conforme ele, modificaram o cenário, aumentando o movimento em direção ao litoral gaúcho.
No total, foram registrados 87 acidentes de trânsito, sendo 14 deles condierados graves. Foram 83 vítimas com lesões e sete morreram.