O diretor-presidente da Triunfo Concepa, Thiago Vitorello, disse que o aditivo que prorroga o serviço de concessão de administração da freeway não vai gerar forte impacto nos serviços prestados aos usuários da rodovia durante os 12 meses previstos no novo acordo. A prorrogação do convênio foi assinada, na noite desta segunda-feira (3), em Brasília, mesmo dia em que o contrato atual entre a empresa e a União termina. A decisão será publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (4).
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– A curto prazo, a rodovia tem um "colchão" de melhorias e investimentos que torna (a freeway) uma rodovia diferenciada. Em um período de 12 ou 24 meses, ela não vai perder seu status (sem grandes obras de infraestrutura). Agora, se olharmos em um panorama de 20 ou 30 anos para frente, é preciso prever um pacote de grandes investimentos, como a questão de marginais para a Região Metropolitana, entre Porto Alegre e Gravataí, por exemplo.
Tarifas mais baratas em pedágios a partir desta terça-feira
Com a assinatura do aditivo de prorrogação, a partir da meia-noite desta terça-feira (4), as tarifas das três praças de pedágio da freeway, administradas pela Concepa, serão reduzidas pela metade. O valor para automóveis na praça de pedágio de Gravataí passará de R$ 6,90 para R$ 3,50, e nas praças de Santo Antônio da Patrulha e Eldorado do Sul, reduzirá de R$ 13,80 para R$ 7,10. As tarifas de outros tipos de veículos serão reduzidas na mesma proporção. De acordo com Vitorello, os valores das tarifas anteriores foram calculados para garantir o reequilíbrio do pacote de obras desenvolvido pela empresa na rodovia durante o convênio:
– A gente imagina que o usuário vai ficar contente, porque vai ter uma redução nas (tarifas das) praças de pedágios e vai continuar tendo acesso a uma rodovia segura. Todo esse investimento em serviços e a parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) ajudou na diminuição de acidentes e mortes na rodovia nos últimos anos. De 2000 a 2016, tivemos a redução de 40% no índice de acidentabilidade e 62% no índice de mortalidade.
Conforme Vitorello, o novo contrato emergencial prevê pequenos reparos e remendos na pista, ficando de fora apenas obras maiores na estrutura na área concedida, como extensões de pista, construções de passarelas e novos trevos. O aditivo prevê os serviços de socorro médico e mecânico, monitoramento por câmeras do trecho concedido, operação do vão móvel da Ponte do Guaíba, conservação da rodovia, operação das balanças de pesagem e atendimento ao cliente.
O diretor-presidente da concessionária afirmou que a demora para a prorrogação do contrato aconteceu em razão dos diversos entes do governo federal e órgãos controladores envolvidos no processo. A proposta da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para a prorrogação do contrato foi oficializada no Diário Oficial da União apenas na sexta-feira (30) passada, três dias antes do fim do acordo. A Concepa aceitou os termos do aditivo na noite do mesmo dia.
– Tinha muita gente envolvida e preocupada em manter o serviço para o usuário – disse.
Vitorello afirmou que Triunfo Participações e Investimentos, controladora da Concepa, tem interesse em participar do futuro leilão de concessão das rodovias federais no Estado, mas que é muito cedo para adiantar qualquer posicionamento sobre o trâmite, que ainda está sendo discutido no governo federal.
*Zero Hora