Um acidente na rótula da saída de Capão Novo para a Estrada do Mar (km 42 da ERS-389), no Litoral Norte, matou um casal no início da noite de segunda-feira. O Batalhão Rodoviário da Brigada Militar identificou as vítimas como Bianca Vedana Fraga, 23 anos, e Gabriel Guimarães Rymsza, 29 anos.
O casal estava em um Picanto, com placas de Porto Alegre, e morreu no local. O carro em que estava foi atingido na lateral por um Punto, com placas de Caxias do Sul, que trafegava em direção a Torres.
Leia mais
Mãe e filho de um ano morrem em acidente de carro no sul do Estado
Três pessoas morrem após carro bater em árvore no noroeste do RS
Sábado de Carnaval teve maior movimento na freeway dos últimos 20 anos
Com o impacto do choque, os carros foram parar no canteiro central da rótula de acesso a Capão Novo. No entanto, o condutor do Punto, cujo nome não foi divulgado, não se feriu.
Publicitário, Gabriel era professor da graduação e da pós-graduação em Comunicação do Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter) e tinha uma consultoria em marketing digital. Bianca cursava Publicidade e Propaganda também na UniRitter e, em seu perfil no Facebook, consta que fez curso para comissária de bordo. Ambos moravam em Porto Alegre.
A jornalista e repórter da Rádio Gaúcha Fernanda Coiro era aluna de Gabriel na pós-graduação da UniRitter. Ela lembra do professor como um profissional que estava sempre aberto a ouvir os estudantes e auxiliá-los.
– Apesar da pouca idade, o Gabi era daquele time de professores que faz com que tu te empolgue na aula e que nasceu para ensinar. Durante a pós, ele não queria apenas o resultado final, queria que a gente entendesse o processo, fazia a gente pensar. Quem conviveu um dia com o "prof Gabi" sabe que ele era pura luz e com um brilho no olho que já faz falta.
Laura Glüer, jornalista, consultora na área de comunicação e docente universitária, foi professora e, posteriormente, colega de Rymsza. Ela o conhecia há cerca de 10 anos e conta que seu potencial acadêmico era latente desde que cursava a graduação em Publicidade e Propaganda no Centro Universitário Metodista (IPA).
– Ele era de uma das primeiras turmas de Publicidade do IPA. Acompanhei ele, vi o crescimento, vi ele publicando artigos, o trabalho de conclusão de curso, acompanhei a banca. Víamos que ele era uma promessa, que tinha muito potencial. Depois de formado, ele continuou indo às minhas aulas, para dar palestras, porque já estava no mercado na área do marketing digital – conta.
– Era um rapaz muito do bem. O que eu tenho percebido, conversando com outros colegas do IPA, é que ele era uma unanimidade, todo mundo gostava dele, tinha uma energia muito legal. O trabalho dele era sempre voltado pra essa coisa de um mundo melhor e ele se dava bem com os alunos, porque também era muito jovem. Foi uma fatalidade, eu lamento muito.
No Facebook de Bianca, que já foi transformado em uma página em memória da estudante, as mensagens de comoção entre colegas e amigos se multiplicam. Brian Mello, colega de Bianca na UniRitter, lembra da vontade da amiga em seguir a profissão de publicitária e de seu amor pela área.
– Apesar de ter feito o curso de comissária de bordo, ela não comentava muito sobre isso. Os sonhos dela eram ligados à publicidade. Ela era uma pessoa muito alegre, feliz. Eu e outra amiga nossa sempre comentávamos sobre o jeito dela ser, porque era realmente encantador. Uma menina extremamente doce, meiga, querida, e todos percebiam que não havia nenhuma maldade nela.
O velório de Gabriel e Bianca começa nesta terça, a partir das 21h, nas capelas H e I do cemitério Jardim da Paz, em Porto Alegre. O enterro será na quarta-feira, às 11h30min.
*Zero Hora