Dos 33 acidentes com morte registrados em Caxias do Sul registrados até meados de dezembro 2016 em Caxias do Sul, 22 ocorreram em vias municipais. Pontos como as ruas Luiz Covolan, Antônio Broilo e Humberto de Campos registraram mortes. Outras oito foram em rodovias estaduais e três na BR-116. Os dados são da Secretaria Municipal de Trânsito de Caxias do Sul.
Os motoristas foram as principais vítimas: treze dos mortos estavam conduzindo os veículos. Também morreram sete pedestres, seis passageiros e cinco motociclistas. A lista fecha com um caroneiro de moto e um skatista.
Por enquanto, 2016 é o ano com menor número de mortes no trânsito em Caxias do Sul na última década. Mas os números só serão completamente fechados em 31 de janeiro, já que existe o acompanhamento dos casos nos hospitais por 30 dias após o acidente. O ano de 2010, com 67 mortes, registrou o pico de mortes no trânsito nos últimos 10 anos. O menor número foi registrado em 2015.
Conforme o gerente da Escola Pública de Trânsito, Carlos Beraldo, a redução é resultado de uma maior conscientização de pedestres, motoristas e ciclistas sobre o comportamento no trânsito. Ele aponta ainda que a implementação de políticas públicas e realização de fiscalizações que tem o objetivo de influenciar nesse comportamento.