O vendaval registrado na madrugada desta quarta-feira provocou a queda de diversas árvores em Porto Alegre. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as rajadas de vento chegaram a 80 km/h na Capital.
Duas das principais vias da Zona Sul amanheceram totalmente bloqueadas. Na Avenida Guaíba, próximo ao cruzamento com a Copacabana, no bairro Tristeza, uma árvore foi arrancada pela raiz e caiu sobre a pista.
Já na Cavalhada, na esquina com a Rua Capão da Canoa, vários galhos interditaram a passagem de veículos. Passageiros de ônibus tiveram de descer e seguir trajeto a pé nesta manhã.
Leia mais:
Chuva causa estragos no RS e deixa Defesa Civil em alerta para novos temporais
Temporal deixa 100 mil clientes sem luz no Estado
Tempestade impede avião de pousar em Santa Maria e causa pânico
Ainda na Zona Sul, a Estrada Gedeon Leite tem bloqueios parciais devido a queda de postes. A Rua Carlos Von Koseritz está totalmente bloqueada perto da Américo Vespúcio, no bairro Higienópolis, na Zona Norte. Uma árvore caiu sobre um carro e interrompe toda a via.
A secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smam) informou que recebeu 17 ocorrências nesta quarta-feira e que está trabalhando em regime de plantão para atender aos casos informados. A prioridade é desbloquear vias e eliminar problemas que possam causar riscos à população.
O vendaval levou pelo menos três aviões que pretendiam pousar na Capital a desviarem a rota. Conforme a central de operações o aeroporto Salgado Filho, os pilotos acabaram buscando alternativas em outros terminais. Um avião que tentava aterrissar em Santa Maria, por sua vez, optou por retornar a Porto Alegre. Os passageiros foram encaminhados para a cidade de ônibus.
*Zero Hora