Até o final do mês de novembro a Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC) começará a multar utilizando as câmeras de monitoramento de Porto Alegre. Inicialmente, as autuações vão ocorrer em oito locais: na Avenida Brasil, em dois pontos das avenidas Osvaldo Aranha e Protásio Alves, Borges de Medeiros com Praia de Belas, e em outros trechos da avenida Cavalhada, na zona sul.
Nessas regiões, a EPTC finalizará até a próxima semana a instalação da sinalização para informar os motoristas sobre a fiscalização eletrônica. De acordo com o presidente do órgão, Vanderlei Cappellari, os locais foram escolhidos por causa dos constantes acidentes. Ele ressalta que as autuações serão apenas nos corredores de ônibus.
"Identificamos nesses locais muitos acidentes e, por incrível que pareça, é comum carros ingressarem nos corredores de ônibus, por exemplo", explicou.
As imagens serão monitoradas por agentes de trânsito que ficam na Central de Monitoramento da EPTC. De lá, o agente tem como aproximar a câmera e identificar a placa do carro que cometeu a infração. Atualmente, a Central possui câmeras em 120 pontos de Porto Alegre.
O início da fiscalização por câmeras estava previsto pela EPTC para começar em março de 2016, mas atrasou por causa de outros projetos prioritários.
O uso de câmeras para multar é permitido por lei e já é adotado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-116, na Região Metropolitana de Porto Alegre.