A empresa que vai recuperar o km 178 da BR-116, entre Nova Petrópolis e Caxias, deve ser escolhida ainda nesta segunda-feira (31). Segundo o superintendente-regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Hiratan Pinheiro da Silva, o órgão espera receber propostas até o meio-dia.
A partir da seleção da empresa, o DNIT pretende publicar o contrato até quinta-feira no Diário Oficial da União. A obra consiste na construção de um número de contenção na encosta, o que solucionaria definitivamente o problema. O trabalho está orçado em R$ 15 milhões e tem previsão de duração de seis meses, com início ainda em novembro. A possibilidade de liberação para veículos leves vai ser avaliada ao longo da obra.
Um prazo, no entanto não pode ser fixado. Enquanto o tráfego não é liberado, os motoristas ganham mais uma alternativa para seguir a Nova Petrópolis. Segundo os Bombeiros Voluntários da cidade, a estrada de Arroio Paixão está liberada desde o fim da tarde deste sábado. O trecho passa por Linha Temerária e termina próximo ao posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Nova Petrópolis.
A via é o desvio mais curto entre Caxias e a cidade vizinha, mas tem terreno bastante acidentado, semelhante à estrada de Vila Olinda, que passa pelas proximidades. A estrada de Linha Pirajá segue bloqueada devido a uma rachadura que surgiu no solo. Outras opções para a região das Hortênsias são as estrada entre Vila Oliva e Gramado, a Estrada da Semapa, que Liga Santa Lúcia do Piaí e Nova Petrópolis, a Rota do Sol e a RS-122.
Gaúcha
Empresa que recuperará BR-116, na Serra, será escolhida nesta segunda
Alternativa ao ponto de bloqueio, estrada de Arroio Paixão, em Nova Petrópolis, foi liberada no fim da tarde de sábado (29)
GZH faz parte do The Trust Project