Mais de 60 entidades civis e militares participam nesta quarta-feira (7) do Desfile da Pátria em Santa Maria. As atividades começaram às 8h, com as solenidades militares, e tem previsão do final próximo das 13h. Desfilam escolas, entidades tradicionalistas, escoteiros, grupos de carros e motos. Nesta edição, duas diferenças: a Brigada Militar participa sem a presença de cavalos, e os alunos do Colégio Militar de Santa Maria não irão desfilar. Conforme a 3° Divisão do Exército, a expectativa de público é de 20 mil pessoas.
Por conta da solenidade, o trânsito terá alterações no entorno da Avenida Medianeira. A via está bloqueada desde a rótula com a Avenida Helvio Basso até o cruzamento com a Rua General Neto. Além disso, em toda a extensão estão bloqueados os acessos à partir da Avenida Presidente Vargas.
Por conta das alterações do trânsito, há mudança de paradas de ônibus. As linhas que seguiriam pela rua do Acampamento para acessar a Avenida Dores irão, agora, dobrar na Rua José Bonifácio. Com isso, o ponto de embarque passa a ser na rua José Bonifácio ou no Royal Plaza Shopping. Paradas nas Avenidas Medianeira, Ângelo Bolson e Helvio Basso ficam desativadas.
Feriado afeta serviços em Santa Maria
Em Santa Maria, as lojas só podem abrir com atendimento familiar. Com isso, Monet Plaza Shopping, Royal Plaza Shopping e Shopping Independência abrem a praça de alimentação e entretenimento, sendo facultativa a abertura das lojas. Elegância Center Shop só abre o restaurante, e Santa Maria Shopping estará fechado.
Os serviços públicos, como Correios, Corsan, AES Sul, Prefeitura e Câmara de Vereadores, estarão fechados. Abrem normalmente os postos de Saúde do bairro Patronato, da Tancredo Neves e a UPA.