Uma fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-470, na Serra, flagrou cinco caminhões de asfalto que atuam nas obras do Contrato de Restauração e Manutenção de Rodovias (Crema/Serra) com excesso de carga na tarde desta quarta-feira (21).
Segundo o chefe da 6ª Delegacia da PRF, Lucas Martins, cada caminhão envolvido na obra tinha mais de 10 toneladas de excesso e, durante a abordagem, os motoristas tentaram omitir a nota fiscal. Ele ressaltou, no entanto, que a operação tinha o objetivo de flagrar qualquer veículo com excesso de carga e não apenas os envolvidos na obra.
Embora a rodovia seja federal, a obra é de responsabilidade do Daer. O superintendente regional do órgão em Bento Gonçalves, Ernesto Eichler, disse que, com a abordagem, cinco cargas de asfalto foram perdidas. O custo estimado do material é de cerca de R$ 10 mil cada carga. Além disso, de acordo com o órgão estadual, cada caminhão foi autuado em R$ 5 mil. Segundo o Eichler, o asfalto sai da usina a 170ºC e precisa ser aplicado a 140ºC. Devido a apreensão, a temperatura baixou além do limite e por isso não pode mais ser aproveitado.
O superintendente admitiu que havia peso excedente. Segundo ele, no entanto, a regra vale apenas para pavimentos novos e dentro da validade. Como a usina de asfalto fica em Veranópolis e o trecho de obras é em Bento, os caminhões trafegam no asfalto antigo da BR-470, que no entendimento do Daer não tem mais validade. Além disso, o órgão afirma que a própria empresa responsável pelo Crema realiza os consertos necessários no trecho.
"A degradação do pavimento antigo é tanta que o excesso não faz a mínima diferença. Os trechos em que os caminhões estão passando vão ser completamente restaurados nos próximos 60 dias", defende Eichler.
A PRF, discorda do Daer e afirma que a legislação sobre excesso de carga não diferencia asfaltos novos e antigos. Além disso, conforme ele, caminhões acima do peso também oferecem risco a outros motoristas e inclusive acidentes já foram registrados por práticas semelhantes. Além disso, segundo Lucas Martins, o peso dos caminhões superava o limite da ponte sobre o Rio das Antas.
"Trabalhamos para a sociedade. Há trechos em que o asfalto não está tão ruim e se um caminhão perde o freio no trecho de Serra o risco é muito maior", explica o inspetor.
Gaúcha
Caminhões com asfalto para recuperação da BR-470, na Serra, são autuados por excesso de peso
Abordagem ocorreu durante operação da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Daer diz que cinco cargas foram perdidas
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