O balanço parcial da Operação Viagem Segura de Carnaval mostra uma queda de 35% no número de mortes no trânsito gaúcho no feriadão de 2016. Acidentes mataram pelo menos 13 pessoas entre a 0h de sexta-feira e as 23h59min de terça-feira nas ruas e estradas do Rio Grande do Sul. No mesmo período de 2015, 20 morreram no local das ocorrências. A operação termina no fim da noite desta quarta-feira.
A exemplo do que ocorreu nas blitze do Ano-Novo, as autoridades de trânsito reduziram a aplicação de bafômetros. Nos últimos cinco dias, agentes submeteram 5,6 mil motoristas ao teste do bafômetro, o que representa uma queda de 18% em comparação com o mesmo período do ano passado. Apesar da diminuição no volume de exames, o número de condutores flagrados sob o efeito de álcool subiu. Foram 389 casos, contra 285 em 2015. Desse total, 92 deles acabaram enquadrados em crime de trânsito e levados à delegacia.
Leia mais
Balada Segura terá "drogômetro" a partir de março
Confira como está o movimento de retorno do feriadão de Carnaval
Os números ainda são preliminares e podem subir, porque os policiais ainda mantêm a fiscalização nas ruas e estradas do Estado nesta Quarta-Feira de Cinzas. Além disso, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) inclui as mortes ocorridas até 30 dias depois das ocorrências, seguindo uma metodologia internacional de contabilidade da violência no trânsito. Em 2015, por exemplo, três pessoas morreram na quarta-feira e outras sete em hospitais no mês seguinte, totalizando 30 casos fatais em todo o feriadão.