Porto Alegre somou 420 veículos abandonados em vias públicas ao longo de 2015, segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Desde 2012, foram registrados 1.387 casos - dos quais 940 tiveram veículos retirados pelos proprietários. Os demais foram guinchados e levados a depósitos.
Segundo Fábio Rodrigo Baum Bernardo, do setor de inspeção veicular da EPTC, um agente vai ao local após reclamação do problema, tenta localizar o proprietário, fotografa o veículo e uma nova verificação ocorre dentro de 30 dias. Caso o veículo permaneça na mesma situação, o proprietário recebe notificação e tem dez dias para retirar do local. Se isso não ocorrer, o veículo é guinchado e levado ao depósito.
Quando o proprietário não recupera o automóvel, o carro é levado a leilão. Se o proprietário se apresenta, precisa pagar a taxa referente ao guincho, além de arcar com as diárias do depósito.
Atualmente, 60 veículos ainda estão nas ruas dentro dos prazos dos procedimentos. O funcionário da EPTC afirma que as características mais comuns dos veículos abandonados são estrutura precária - com partes danificadas e corroídas - e vegetação crescendo na via abaixo do veículo.
Reclamações sobre este tipo de caso devem ser repassadas pela população pelos telefones 118 ou 156.