A Avenida Bento Gonçalves, no limite entre Porto Alegre e Viamão, conta a partir desta quarta-feira com uma faixa exclusiva para os ônibus que trafegam pelos dois municípios. Trata-se de um trecho de 1,1 quilômetro entre a Lomba do Sabão, em Viamão, até a rótula da Avenida João de Oliveira Remião, no sentido Viamão-Porto Alegre.
Pesquisa aponta que taxistas não perderam clientes para o Uber
A faixa, sinalizada com a cor azul, será exclusiva de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h. Poderão utilizá-la nesse horário apenas os ônibus comuns e seletivos de Viamão e Porto Alegre. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) calcula que a alteração poderá reduzir o tempo das viagens dos ônibus em até oito minutos.
- A ideia é priorizar o transporte coletivo. Na nossa avaliação, o automóvel não terá prejuízo, pois a ERS-040 já conta com apenas duas faixas. Manter o ônibus na faixa exclusiva evitará o conflito com os carros, que deverão preservar o mesmo tempo de viagem - diz o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Capellari.
Projeto quer obrigar bares e restaurantes de Porto Alegre a oferecer água grátis para os clientes
A EPTC reforçou a fiscalização nesta quarta-feira no trecho. Neste primeiro momento, os agentes trabalharão apenas na orientação. Por essa parte da Avenida Bento Gonçalves, circulam 72 linhas de ônibus metropolitanas e cinco urbanas. Cerca de oito mil passageiros são transportados diariamente pelo ônibus urbanos entre 6h e 9h, conforme a empresa.
*Rádio Gaúcha
Leia as últimas notícias de Porto Alegre