A velocidade máxima na BR-386 no Rio Grande do Sul passará de 80 km/h para 100 km/h. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) confirmou nesta quinta-feira que a medida será tomada depois da análise do projeto BR Legal (de revitalização e implantação de sinalização na rodovia), que está em fase final. Segundo o deputado federal Giovani Cherini (PDT), líder da bancada gaúcha no Congresso e que participou das cinco reuniões com o Dnit e o Ministério dos Transportes sobre o assunto, o novo limite deverá ser adotado até o final do ano.
- Fizemos cinco reuniões com o Dnit. O Dnit confirmou que a BR-386 troca de velocidade ainda este ano. Aquilo ali é um absurdo, uma rodovia com grande extensão duplicada e que está com limite em 60 km/h em boa parte - disse Cherini.
O Dnit ponderou que nem todos os trechos possibilitarão a velocidade de 100 km/h. Somente os segmentos duplicados e que garantam a segurança dos motoristas terão mudança. O órgão federal apontou que ainda não há um cronograma definido para a ampliação do limite.
Por e-mail, o Dnit informou que "está finalizando a análise do projeto BR Legal (de revitalização e implantação de sinalização) para iniciar a alteração do limite de velocidade em alguns segmentos da BR-386. O órgão salienta que só sofrerão esta alteração os trechos duplicados e que ofereçam elementos de segurança ao tráfego (como acostamento e divisor de concreto entre as pistas). Ainda não é possível divulgar um cronograma para a substituição da sinalização e operação da nova velocidade, pois as datas dependem da conclusão da análise do projeto".
A duplicação da BR-386 está sendo efetuada entre Lajeado e Tabaí. A previsão inicial era finalizar as obras no fim de 2013. No entanto, os trabalhos só deverão ser concluídos em dezembro de 2015. Um dos motivos do atraso é o impasse na transferência de uma aldeia indígena em Estrela.