No último dia do prazo dado pelo governo federal para encerramento dos trabalhos, a ponte de Laguna segue em obras. A empresa responsável pela construção da ponte Anita Garibaldi terminou na última segunda-feira a parte estrutural, mas, somente nesta terça-feira, uma outra companhia, terceirizada, iniciou a marcação das pistas.
Apesar de a obra estar na fase de finalização, faltando apenas acabamentos como pintura e iluminação, o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT), em Brasília, informou que a ponte só será liberada para inauguração após conclusão de todos os serviços. A cerimônia ainda não tem data definida, mas conforme informações do deputado federal Ronaldo Benedet (PMDB-SC), o Ministério dos Transportes vai sugerir que a entrega ocorra em 13 de julho.
O engenheiro Maury Morales, da empresa Construbase, que integra o Consórcio Ponte de Laguna, responsável pela obra, explicou que todo o serviço de concretagem nas juntas da ponte foi concluído na segunda-feira, graças ao bom tempo.
- Agora temos que esperar três ou quatro dias para secar o concreto, para então liberar para o tráfego - explica.
Se tudo correr bem, no próximo fim de semana serão feitos os testes de cargas sobre a ponte. Equipamentos instalados na estrutura farão as medições do peso em diversas simulações de velocidade e de paradas, utilizando uma carreta com peso de 45 toneladas.
Ainda durante a semana, uma empresa terceirizada colocará os tachões refletivos - sinalizadores sobre a pista e nas barreiras de segurança da ponte.
- Na semana que vem vamos analisar o teste de cargas, enquanto as demais empresas terminam a colocação dos postes de iluminação e fazem os acabamentos, como colocação de gramas, pintura e limpeza - observa Morales.
Consultado pela reportagem, o DNIT ainda não informou a data de inauguração da ponte. A estimativa é que os serviços sejam finalizados até o dia 10, mas a solenidade de abertura da ponte depende da confirmação da presidente Dilma Rousseff, esperada para o evento.
Em meados de maio, o superintendente do DNIT em Santa Catarina, Vissilar Pretto, anunciou que a empresa entregaria a obra em 30 de junho.