Um teste realizado no final da tarde de segunda-feira pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) mostrou que pode existir pouca vantagem - e, às vezes, desvantagem - em escolher o Viaduto São Jorge, na Terceira Perimetral sobre a Avenida Bento Gonçalves, na comparação com o desvio utilizado pelos motoristas quando a estrutura estava em construção. Para tentar melhorar o trânsito na região do viaduto, o órgão estuda medidas - e já começou a estudar alternativas.
Uma das possibilidade é proibir o estacionamento na Rua Engenheiro Antônio Carlos Tibiriçá entre as 17h e as 20h e aumentar para duas faixas o fluxo direção Terceira Perimetral-Cristiano Fischer, deixando outra no sentido inverso. Outra ação é instalar um novo semáforo na Avenida Ipiranga, 20 metros antes do cruzamento com a Terceira Perimetral, no sentido Centro-bairro. Com isso, os veículos que vêm da Terceira Perimetral para ingressar em direção à PUCRS, poderão trafegar pela alça e terão espaço para entrar na Ipiranga, dando vazão ao fluxo.
Veja onde estão testadas as mudanças:
No teste realizado pela EPTC, o trajeto entre a Rua Engenheiro Antônio Carlos Tibiriçá, no bairro Jardim Botânico, e a Avenida Oscar Pereira, no bairro Glória, a equipe da EPTC trafegou no sentido Norte-Sul em 19 minutos pelo viaduto e em 17 minutos pelo desvio, às 18h20min. Às 18h50min, o tempo foi igual nos dois caminhos: 17 minutos (leia mais abaixo).
- Como acontece com qualquer mudança na circulação, aos poucos os motoristas começam a se acostumar com as alterações. Mas estamos realizando ações pontuais em pontos mais críticos, principalmente no horário de deslocamento dos estudantes para a PUCRS, no final da tarde. Já houve um ganho bem expressivo no sentido Sul-Norte no deslocamento pelo viaduto - afirma o gerente de Operações de Trânsito da EPTC, Paulo Gomercindo Machado.
Zero Hora já havia constatado a lentidão no viaduto em comparação com os desvios no dia da liberação do trânsito na via - no último dia 26 - e uma semana depois. A estrutura, que custou R$ 79,4 milhões, deve ser liberada também para ônibus ainda neste mês.
Na avaliação do diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, o teste já demonstra ganho de tempo pelos motoristas, mas explica que a intenção, por enquanto, não é que o fluxo seja muito rápido pelo viaduto:
- Ainda temos o transporte coletivo utilizando o desvio. Por isso, precisamos manter, até que a obra seja concluída, os dois caminhos fluindo bem. Depois, sim, vamos ajustar os semáforos e os motoristas vão sentir todos os ganhos planejados.
Veja imagens dos dois locais onde estão sendo testadas mudanças:
Como foi o teste da EPTC
Sentido Norte-Sul
17h28min - pelo viaduto: 15min - pelo desvio: 17min
18h20min - pelo viaduto: 19min - pelo desvio: 17min
18h50min - pelo viaduto: 17min - pelo desvio: 17min
19h18min - pelo viaduto: 16min - pelo desvio: 17min
Sentido Sul-Norte
17h30min - pelo viaduto: 14min - pelo desvio: 15min
18h04min - pelo viaduto: 10min - pelo desvio: 16min
18h36min - pelo viaduto: 8min - pelo desvio: 12min
19h16min - pelo viaduto: 7min - pelo desvio: 12min