Leia todas as notícias do dia
Leia todas as notícias de Porto Alegre
Leia todas as notícias de trânsito
Quem esperava trânsito livre depois de mais de dois anos de desvios na região onde está sendo construído o Viaduto São Jorge, sobre a Avenida Bento Gonçalves, em Porto Alegre, teve uma surpresa negativa no início da noite desta quinta-feira. Os motoristas enfrentaram congestionamento na Terceira Perimetral próximo à estrutura, que foi liberada para automóveis durante a manhã.
Por volta das 18h30min, para percorrer a via entre a Avenida Protásio Alves, no bairro Petrópolis, e a Avenida Oscar Pereira, no bairro Glória, Zero Hora levou 34 minutos e 10 segundos. Uma fila de veículos chegou a se formar sobre o viaduto.
Como comparação, ZH percorreu, também, a partir das 19h30min, o trajeto entre os dois pontos (Protásio e Oscar Pereira) por caminhos alternativos, levando 23 minutos. O cálculo do diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari, era de economia de 15 minutos no deslocamento pela região.
- Porto Alegre tem a melhor velocidade média de trânsito entre 15 das capitais brasileiras. É onde se perde menos tempo no deslocamento pela cidade. Isso é qualidade de vida. E é o que ganhamos, cada vez mais, com obras como essas - disse o prefeito José Fotunati pela manhã, quando a estrutura foi parcialmente liberada.
Semáforos terão tempos corrigidos
Conforme a EPTC, a falta de costume dos motoristas de utilizar a Terceira Perimetral após tanto tempo de bloqueio pode ter causado confusão, gerando o congestionamento. Ao longo do caminho, a reportagem não constatou nenhum acidente que pudesse ter trancado o tráfego, o que foi confirmado pelo órgão. O gerente de Operações e Fiscalização da empresa, Paulo Gomercindo Machado, disse que a situação deverá se normalizar até terça ou quarta-feira da próxima semana:
- O primeiro dia é de adequação. Tem gente que nunca passa ali e resolve passar. Um dos problemas foi na conversão para chegar à PUCRS, fazendo um laço em frente à Amrigs (Associação Médica do Rio Grande do Sul). Os motoristas paravam para perguntar como chegavam na universidade.
Taxistas que circularam pela Terceira Perimetral no final da tarde concordaram que o fluxo estava pesado, como Gustavo dos Santos Polis, 24 anos.
- A gente espera que melhore na próxima semana - comentou.
Gomercindo afirmou que os tempos dos semáforos serão corrigidos hoje para aumentar a fluidez do trânsito. A passagem para ônibus, no nível inferior da estrutura, deverá ser aberta ainda neste semestre. O preço da obra é de R$ 79,4 milhões.