Vídeo está sendo compartilhado em diversas páginas do Facebook
Ele mostra uma possível falha em um dos pilares da ponte, que está sendo construída. Nas imagens é possível perceber a falta de uma proteção de ferro, chamada pelos engenheiros de camisa, usada para revestir o pilar. O concreto está bastante raspado deixando aparentes alguns ferros que fazem a sustentação.
Um vídeo que circula pelas redes sociais tem chamado a atenção de internautas. Nas imagens um homem, que não se identifica, se aproxima de dentro de um barco até os pilares de sustentação da ponte Anita Garibaldi, sobre o Canal de Laranjeiras, em Laguna.
Por meio de nota o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), responsável pela obra, esclarece que o pilar não traz riscos à estrutura e que o procedimento faz parte de um dos testes de qualidade realizados na obra. Para explicar melhor o procedimento o Diário Catarinense ouviu o chefe de engenharia do Dnit, Alysson Andrade.
-Uma obra de grande porte como esta passa por intensos programas de qualidade. O que ocorre ali é um ensaio que avalia a porosidade do concreto- explica o engenheiro.
Segundo Andrade foi feita uma abertura proposital na camisa, que reveste o pilar, para a retirada do concreto. Depois de feitos os testes de qualidade, antes da substituição do concreto é feita uma raspagem completa do material antigo até a exposição da armadura, para que uma nova camada de concreto possa aderir ao pilar.
Segundo Andrade, a obra da Ponte de Laguna, sobre o Canal Laranjeiras, já ganhou cinco certificados de programas nacionais de qualidade. De acordo com a nota enviada pelo Dnit "todas estas medidas são corretas, normais e necessárias para garantir a qualidade da obra".
Ainda segundo o Departamento Nacional, na próxima semana devem ser retomados os serviços de pavimentação na ponte que segue dentro do seu cronograma, com prazo de conclusão previsto para maio deste ano.
Depois de pronta a ponte Anita Garibaldi, além de encantar turistas, servirá para diminuir o fluxo em um dos gargalos mais complexos do trecho sul da BR-101.