Uma das cinco obras que buscam desafogar a Terceira Perimetral, em Porto Alegre, o viaduto da Avenida Bento Gonçalves deve ser parcialmente liberado em março. A prefeitura pretende autorizar o trânsito de automóveis a partir do dia 26, aniversário da cidade.
De acordo com o prefeito José Fortunati (PDT), que visitou a obra na manhã desta sexta-feira, a conclusão do andar por onde passará o transporte coletivo deve ocorrer, no máximo, em abril. Depois, a empreiteira responsável continuará trabalhando nas alças - isso depende de uma negociação com o governo do Estado para liberação de trechos de terra.
- Esta obra não tem similar em todas as três Américas. Há uma obra parecida na Europa e, especialmente, na Ásia, que começou a construir viadutos de três andares. Tem três pisos. É uma obra complexa, tem nos preocupado, mas está dentro do cronograma - ressalta o prefeito.
Com extensão de 540 metros e seis faixas de tráfego, o viaduto liga as avenidas Doutor Salvador França e Coronel Aparício Borges. Conforme o Executivo, a obra está 90% concluída. Inicialmente, o prazo de conclusão era junho de 2012, mas a ordem de início dos trabalhos só foi assinada em agosto do mesmo ano.
Foto: Eduardo Rosa/Agência RBS
*Zero Hora