A Polícia Civil pretende começar a ouvir nesta segunda-feira os sobreviventes do acidente com o ônibus que caiu de uma ribanceira em Alfredo Wagner (SC) e deixou nove mortos. A investigação - paralela às oitivas - está na fase de solicitação de perícias.
Até o final desta manhã, a delegacia do município não havia tido acesso ao disco do tacógrafo, cuja análise do Instituto-Geral de Perícias (IGP) deve ser considerada pelo inquérito. O material apontou que o motorista do ônibus trafegava em velocidade regular até momento próximo da queda, quando o veículo atingiu 120 km/h, o dobro do permitido no trecho.
Responsável pela delegacia de Alfredo Wagner, o agente de polícia Vanderlei Kanopf afirma que o IGP também fará averiguação no sistema de freios do coletivo. Kanopf diz que, embora não haja data estipulada para envio dos resultados à Polícia Civil, ele acredita que isso possa ocorrer em cerca de 10 dias:
- Não se pode estipular prazos porque é uma perícia complexa.
Pânico: passageira relata o que viu de dentro do ônibus
Leia todas as notícias sobre o acidente em Santa Catarina
Sete vítimas morreram no local:
Marcos Rudimar Lopes Machado, 53 anos (motorista, de Passo Fundo)
Arlindo Biermann Rosa, 65 anos (Soledade)
Rubiane de Castro Carvalho, 29 anos (Passo Fundo)
Ilaine Kurz, 42 anos (Passo Fundo)
Natália Anhaia da Silva, 15 anos (Soledade)
Pedro Paulo Schawb (Soledade)
Marione Kochenborger, 46 anos (Carazinho)
Duas passageiras morreram no Hospital de São José:
Marilaine Teixeira Schroeder, 31 anos (Passo Fundo)
Rosane Schneider (Carazinho)
Os feridos foram levados aos hospitais Nossa Senhora das Graças, em Bom Retiro, Hospital de Alfredo Wagner, Hospital Regional de São Jose e Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, em Lages.
A empresa Reunidas informou que está se mobilizando para prestar assistência às vítimas. A empresa ainda não tem informações sobre causas do acidente. Para os familiares que buscam informações sobre o acidente, a empresa disponibilizou o telefone (49) 3561-5591. Os corpos foram encaminhados ao Instituto Geral de Perícias (IGP) de Lages.
Entenda o acidente:
Primeiro bombeiro a chegar no local relata o resgate
Veja, em vídeo, como ficou o ônibus:
Veja imagens do acidente:
Veja no mapa o local que o ônibus caiu da ribanceira:
*Zero Hora