A calçada onde tropeçou o idoso de 86 anos, na manhã desta terça-feira (6), faz parte de um terreno penhorado à Caixa Econômica Federal. Por este motivo, a Prefeitura de Porto Alegre irá notificar, nesta tarde, o banco e o proprietário do local. Ambos terão dez dias corridos para consertar a área.
O idoso Vilis Antônio Borgheti morreu atropelado por um ônibus na Av. Plínio Brasil Milano, próximo à Av. dos Industriários, após tropeçar na calçada esburacada e cair sobre a via. A laje do boeiro foi substituída por volta das 16h. A precária condição da calçada já é conhecida pelos moradores da região. O idoso Deniz Nunes da Silva, de 64 anos, diz que a esposa já se machucou no mesmo local quando descia do ônibus:
"Ela foi pegar o ônibus ali, subir ali, ela tropeçou e caiu. No mesmo lugar aqui. O ônibus passou da parada e parou ali. Ela tem 70 anos", relata. Segundo o chefe do setor de calçadas da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov), Délcio Hugentobler, a Prefeitura não recebeu denúncia sobre a condição da calçada:
"Infelizmente, pelos canais que nós temos, seja por e-mail, seja pelo telefone, seja pelo canal oficial da Prefeitura de Porto Alegre, o 156, nós não recebemos nenhuma denúncia. E nós queremos reforçar a oportunidade justamente para reforçar isso", ressalta.
O coordenador Hugentobler afirma ainda que, atualmente, não há nenhum vistoria solicitada pela população que esteja pendente é que as denúncias são apuradas em até 24h por seis fiscais da Smov.
Desde 2011, a Prefeitura já notificou 35.136 proprietários de terrenos com calçadas em más condições; 82% dos alertas foram atendidos.