A reportagem da Rádio Gaúcha verificou a condição de três cruzamentos movimentados de Porto Alegre e encontrou pedestres inconformados com o tempo das sinaleiras, nesta quarta-feira (07). Na Avenida da Azenha com Avenida Oscar Pereira, as pessoas têm 12 segundos para atravessas quatro faixas, duas em cada sentido. Idosos e pais com crianças têm dificuldade para fazer a travessia no tempo estipulado.
Na Rua Siqueira Campos com a Rua Uruguai, os motoristas têm 1 minuto e 15 segundos de sinal verde, mas os pedestres só dispõem de 13 segundos para cruzar a via. O resultado são dezenas de pessoas sobre a rua sem conseguir cruzar as quatro faixas, antes do sinal fechar para os pedestres.
Outro ponto criticado pelos transeuntes é a sinaleira da Av. Independência em frente à saída do estacionamento do Complexo Hospitalar Santa Casa. Neste semáforo, as pessoas têm 13 segundos para cruzar quatro faixas, e mais 51 segundos para atravessar a faixa exclusiva de ônibus. O problema, neste ponto, é que, no meio do caminho, há grades de contenção que formam um corredor sobre a calçada e obrigam os pedestres a formar filas para passar ao outro lado da via.
No entanto, o elevado número de pedestres inconformados com o pouco tempo para atravessar movimentadas avenidas de Porto Alegre não se reflete nas estatísticas da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Desde o início deste ano, a EPTC recebeu apenas 15 reclamações por esse motivo.
Já no programa Gaúcha Repórter foi feito o teste nas ruas da Capital e, em menos de duas horas, recebeu 58 reclamações de ouvintes-pedestres. As críticas serão encaminhadas à EPTC ainda nesta semana. A população pode encaminhar reclamações através do telefone 156 - Fala Porto Alegre.
EPTC recebeu 15 reclamações desde o início do ano por causa do tempo das sinaleiras. Conheça os pontos:
- Av. Assis Brasil, nº 3220;
- Av. Assis Brasil próximo à Estação Lindóia;
- Av. Juca Batista, nº 635;
- Av. Erico Verissimo x Rua Marcílio Dias;
- Av. Bento Gonçalves, nº 8426;
- Av. Sertório x Av. Pernambuco;
- Av. Benjamin Constant próximo à 4ª DP;
- Av. Benjamin Constant próximo à Estação São João;
- Av. Osvaldo Aranha x Ramiro Barcelos;
- Av. Ipiranga x Av. da Azenha;
- Av. Ipiranga x Rua Veríssimo Rosa;
- Rua Gal Gomes Carneiro próximo ao Colégio Maria Imaculada;
- Av. Bento Gonçalves próximo ao Terminal Antônio de Carvalho;
- Rua Ramiro Barcelos x Rua André Puente;
- Av. Wenceslau Escobar próximo ao Condomínio Santos Dumont.