Confira onde ocorreram as mortes dos ciclistas nos últimos sete anos:
O número de ciclistas mortos no trânsito de Porto Alegre teve um salto de 80% no último ano. Segundo dados da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), que faz um acompanhamento diário dos casos, em 2013 foram nove mortes. Em todo ano de 2012, cinco ciclistas morreram nas ruas da capital.
O levantamento da EPTC também aponta que o número de acidentes envolvendo bicicleta e o número de feridos nesses acidentes caiu 20% no mesmo período.
Na manhã desta quinta-feira (20) uma jovem de 21 anos morreu atropelada por um ônibus no corredor da Avenida Érico Veríssimo. Segundo as primeiras informações da polícia, ela atravessava a rua na faixa de segurança quando foi atingida pelo coletivo próximo a Avenida Venâncio Aires. A jovem morreu na hora.
Polícia aguarda laudo da perícia
A investigação sobre a morte da ciclista de 21 anos vai tentar identificar se houve ou não imprudência por parte do motorista. As imagens das câmeras de segurança do local devem ajudar no trabalho.
O delegado Leandro Bodóia Araújo, plantonista da Delegacia de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP), afirma que somente o laudo poderá apontar se o motorista do ônibus estava acima da velocidade.
"Só poderemos ter certeza do que aconteceu depois do laudo da perícia. O motorista afirmou que estava a uma velocidade entre 35km/h e 40km/h, mas só a análise do tacógrafo dirá isso. Naquele trecho a velocidade é de 30km/h"
O motorista ainda afirmou, segundo o delegado, que o sinal estava aberto para o ônibus e que, quando viu a ciclista tentando atravessar, acionou os freios, mas não conseguiu parar. O delegado conversou com duas testemunhas no local do acidente e afirma que elas serão chamadas para depor nos próximos dias.
Manifestação de ciclistas
Em protesto a morte da jovem de 21 anos, um grupo de ciclistas mobiliza um protesto via redes sociais. Organizada pelo Facebook, a manifestação já conta com a adesão de centenas de pessoas. Intitulado "Sua Pressa vale 1 Vida? Protesto por Justiça!", o ato está marcado para as 18h30 desta sexta-feira (21) no local do atropelamento. Algumas pessoas defendem ainda um protesto no fim da tarde desta quinta-feira.
Para o dia 28 de março, juntamente com a pedalada da Massa Crítica, os cicloativistas pretendem colocar no local do acidente uma "Ghost Bike". A prática é comum em diversas partes do mundo e tem como objetivo lembrar a morte de um ciclista no local.