Cerca de 100 moradores do bairro São Sebastião e da Vila Osório realizaram protesto à noite passada em frente à Prefeitura de Esteio. Foi a segunda manifestação em uma semana pedindo soluções para os constantes alagamentos. Na terça-feira (29) passada, houve bloqueio da BR-116 e manifestação na Câmara de Vereadores.
Muitos moradores perderam tudo com as chuvas do dia 23 de outubro. Leandro Abel, um dos organizadores, pede comprometimento dos gestores públicos. "Nós estamos cansados de promessas. Queremos um documento assinado, com comprometimento da Prefeitura", reivindica Abel.
De acordo com o prefeito Gilmar Rinaldi, a última chuva foi muito acima do normal, inviabilizando qualquer tipo de medida a curto prazo. Destaca, no entanto, que diversas ações estão em andamento para minimizar futuros transtornos aos moradores. Cita o exemplo a construção de um dique para conter o avanço das águas dos arroios Esteio e Sapucaia e de bacias de contenção, além da remoção de famílias de áreas ribeirinhas. "Nós concluiremos até o fim do ano a remoção de famílias das áreas ribeirinhas, concluiremos o dique no primeiro semestre de 2014 e ainda estamos estudando a construção de outras bacias de contenção", destaca Rinaldi.
Rinaldi garante que a dragagem dos arroios Esteio e Sapucaia também contribuirá para conter o avanço das águas. Ressalta, no entanto, que para uma solução definitiva, será preciso um trabalho conjunto com as Prefeituras de Sapucaia do Sul e Canoas.
Gaúcha
Moradores de regiões atingidas por enchentes fazem novo protesto em Esteio
Prefeito Gilmar Rinaldi promete minimizar transtornos até metade de 2014
Eduardo Matos
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project