Antes mesmo da paralisação que atingiu diversos serviços públicos nessa quinta-feira, algumas medidas foram tomadas para atenuar os transtornos de quem tinha compromissos agendados. Na área da saúde e dos transportes, há a orientação de remarcação ou reembolso, conforme o caso. Veja abaixo o que pode ser feito por quem tinha consulta médica marcada ou havia comprado passagem intermunicipal.
Consultas
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Porto Alegre adiantou a remarcação de consultas que seriam realizadas ontem. No entanto, ainda há pacientes que não foram contatados, o que deve ocorrer ainda no dia de hoje. É possível também realizar o reagendamento pessoalmente nos postos de saúde.
Nessa quinta-feira, segundo a SMS, todos os pronto-atendimentos da cidade estavam abertos. Entre os postos de saúde, 92 permaneceram atendendo e 52 suspenderam os serviços.
Rodoviária
Quem tinha passagem comprada para viajar no dia 11 pode trocar a data desde o início da semana. Hoje, os guichês permanecem recebendo a demanda de remarcação e, também, de reembolso dos valores.
Transporte público
A Justiça do Trabalho deve encaminhar ofício ainda na manhã de hoje para a Empresa Pública de Transporte Público (EPTC) solicitando informações referentes à falta de ônibus na capital durante o Dia Nacional de Lutas. Uma medida cautelar, assinada pela desembargadora Rosane Serafini Casa Nova, determinava a manutenção de 50% da frota nos horários de pico e 30% nos demais momento.
Segundo o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Capellari, quatro ônibus foram apedrejados ao longo do dia ao tentar sair das garagens a partir do final da madrugada. Foram três da empresa Sudeste e um da Carris. Isso levou a Empresa a não executar a determinação devido à falta de segurança para funcionários e passageiros.
Gaúcha
Efeitos da greve: consultas são remarcadas e passagens intermunicipais compradas podem ser reembolsadas
Falta de transporte coletivo nas cidades dificultou acesso a serviços
Mateus Ferraz
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project