Ao percorrer mil e oitocentos quilômetros de rodovias concedidas, a Rádio Gaúcha verificou que, em geral, as concessionárias cumprem os itens previstos em contrato, mesmo que insuficientes do ponto de vista do cidadão, e que a maioria dos trechos tem a pista bem conservada, assim como a sinalização é adequada e a limpeza das laterais é eficiente. Por outro lado, constatou que o que estava previsto nos contratos de concessão pouco contribuiu para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul, que por 15 anos teve parte da malha viária praticamente estagnada.
A partir de critérios estipulados pela faculdade de engenharia da UFRGS, a reportagem da Rádio Gaúcha trafegou por 20 diferentes rodovias e avaliou as condições de todo o trecho concedido. O melhor asfalto foi encontrado na BR-285, entre Vacaria e Lagoa Vermelha, administrado pela Coviplan: são 60 quilômetros de pavimento em perfeitas condições. Já a pior malha está no pólo de Lajeado, sob cuidados da Sulvias. O trecho de 30 quilômetros da RST-453, entre Venâncio Aires e Lajeado, tem buracos, fissuras e muitas ondulações no asfalto.
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