O céu do Rio Grande do Sul está com um brilho especial na noite desta quinta-feira (17) com a maior superlua de 2024. O fenômeno ocorre quando o satélite natural atinge o perigeu, o ponto mais próximo da Terra em sua órbita, na fase cheia.
Desde o entardecer, já era possível observar o espetáculo celeste. Embora o auge tenha ocorrido às 08h27min, a melhor visualização começou a partir das 19h, explica o professor Carlos Fernando Jung, do Observatório Astronômico Heller & Jung, em Taquara. O fenômeno também pôde ser observado em outros países.
O satélite natural está a cerca de 357.363 quilômetros de distância do planeta, parecendo 14% maior e até 30% mais brilhante do que o normal. Com o tempo firme, o evento é apreciado em todas as regiões do Estado.
Lua do caçador
Este é o segundo fenômeno do ano. A primeira superlua foi registrada em 19 de agosto, a 361.900 quilômetros de distância. A próxima será em 15 de novembro, quando o satélite natural estará a 361.867 quilômetros da Terra.
Esta que ocorre em outubro é conhecida como "Lua do Caçador", em referência às tradições indígenas norte-americanas, que utilizavam a luz intensa para caçar antes da chegada do inverno.