A Lua nova de quarta-feira (2) marcará o início de um novo calendário lunar. Às 15h49min começa o ciclo de outubro, com o satélite natural da Terra em sua fase nova – momento em que a Lua é vista durante o dia. No ciclo do mês, ainda está prevista a penúltima superlua de 2024, visível entre a noite de 16 e a madrugada do dia 17 de outubro.
Um mês lunar tem 29,5 dias. Neste período, a Lua passa por quatro fases, definidas de acordo com seus movimentos em torno da Terra, de translação do Sol e rotação dentro do seu próprio eixo. Os estágios – nova, crescente, cheia e minguante – indicam a posição do astro e o nível de visibilidade a partir da Terra.
O fim da noite do 16 de outubro será iluminado pela penúltima superlua deste ano, fenômeno que se estenderá pela madrugada do dia 17. Neste período, a Lua tende a estar 15% maior e 30% brilhante que o comum, projeta o professor Carlos Fernando Jung, do Observatório Astronômico Heller & Jung, em Taquara.
A superlua ocorre quando a fase cheia da lua coincide com seu perigeu, momento em que o satélite natural atinge a menor distância da Terra. Jung explica que o fenômeno é resultado desta aproximação, que varia dentro do ciclo lunar devido ao movimento elíptico que a Lua realiza ao redor da Terra.
Jung projeta que a superlua vai atingir seu ápice por volta das 5h26min da madrugada de 17 de outubro, mas pondera que poderá ser mais visível durante a noite do dia anterior. Conforme o professor, o fenômeno desta data também é conhecido como "Lua do Caçador", alusão a aspectos culturais indígenas de povos norte-americanos.
— Essa superlua de outubro é tradicionalmente chamada de Lua do Caçador, um nome histórico associado as tradições agrícolas dos povos indígenas norte-americanos, que aproveitavam a luz da lua cheia nesse período para caçar antes do inverno chegar.
Claudio Bevilacqua, físico do Observatório Astronômico da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), explica que a distância entre a Lua e a Terra diminui de 384 mil quilômetros para aproximadamente 356,5 mil quilômetros no perigeu. A condição faz com que o satélite pareça maior e mais brilhante, resultado do aumento de seu tamanho angular.
Fases da Lua de outubro
- 02/10 às 15h49min: Lua Nova (Microlua)
- 10/10 às 15h55min: Lua Quarto Crescente
- 17/10 às 8h26min: Lua Cheia (Superlua)
- 24/10 às 5h3min: Lua Quarto Minguante
Veja fotos da superlua de 17 de setembro, seguida de um eclipse parcial
*Produção: Lucas de Oliveira