A cápsula Starliner retornou à Terra no início da madrugada deste sábado (7), em um pouso nos Estados Unidos. O veículo estava sem tripulação porque havia dúvida sobre a segurança para o retorno dos astronautas Suni Williams e Butch Wilmore.
Conforme a Nasa – agência espacial dos Estados Unidos –, entre os problemas verificados estão vazamentos de gás e defeitos na propulsão do dispositivo.
O veículo espacial da Boeing foi o responsável por levar os astronautas à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) em junho.
Como foi o pouso
A saída da órbita terrestre começou por volta das 19h (horário de Brasília), com o desacoplamento da cápsula que estava conectada à estação espacial.
O procedimento foi registrado ao vivo pelas redes sociais da Nasa. Depois, o veículo saiu da órbita do planeta e pousou por volta de 1h no Parque Nacional White Sands, no Estado do Novo México.
A Starliner retornou à Terra sem problemas e contou com paraquedas e um conjunto de airbags inflados pouco tempo antes de tocar o chão.
Volta dos astronautas
A missão teve início em 5 de junho, com duração prevista de oito dias. Os astronautas foram enviados para a estação espacial no primeiro voo tripulado da cápsula Starliner, da Boeing. Devido a problemas na espaçonave, a dupla não conseguiu voltar para o planeta em 12 junho, a data retorno inicialmente prevista.
A estimativa atual é que a volta dos astronautas ocorra em fevereiro de 2025, quando a missão SpaceX Crew-9 retornará à Terra e oferecerá uma "carona" para os dois.