A rede social Koo, que surgiu como uma concorrente do Twitter e rendeu muitas piadas entre os brasileiros no fim de 2022, vai encerrar suas atividades. Nos últimos meses, a plataforma vinha apresentado dificuldades para expandir sua base de usuários e gerar renda - a esperança do serviço era uma venda para startup Dailyhunt, mas a negociação fracassou, acabando com as chances da empresa.
Em um post no Linkedin, os fundadores da rede social Aprameya Radhakrishna e Mayank Bidawatka afirmaram que, apesar das tentativas de parceria com empresas maiores, nada floresceu. No X, a companhia também realizou um post de despedida.
O Koo conseguiu levantar mais de US$ 60 milhões em investimentos, mas a quantia não foi suficiente para manter o negócio funcionando. De acordo com os fundadores, seria necessário um investimento de longo prazo para que a empresa se tornasse lucrativa.
O Koo dava aos usuários a oportunidade de se expressar de forma semelhante àquela disponibilizada pelo X. Assim, era possível publicar fotos e GIFs, repostar vídeos do YouTube, fazer enquetes e gravar áudios, além de curtir posts e comentar e .republicar conteúdo de terceiros.
"O que está na sua cabeça?", pergunta a plataforma, convidando o usuário a publicar seus pensamentos da mesma forma que faz o X. A empresa claramente se inspirava no Twitter, tanto no estilo de microblog quanto no seu símbolo, que também é um pássaro - embora amarelo.
A plataforma ganhou popularidade na Índia durante tempos de tensão entre o Twitter e o governo indiano, quando a rede social desafiou pedidos de remoção de conteúdo. À época, o Koo aproveitou para se colocar como uma alternativa mais obediente, comprometendo-se com regulamentações locais. Isso acabou atraindo alguns usuários à plataforma.
Koo foi sucesso no Brasil
O aplicativo também foi lançado no Brasil, quando, em 2022, tornou-se conhecido por brasileiros que buscavam uma outra opção de rede social após a compra do Twitter por Elon Musk. Em novembro daquele ano, a companhia anunciou que havia batido a marca de 2 milhões de contas abertas no Brasil - na época, a companhia viralizou ao mostrar que estava fazendo contratações para dar conta do alto fluxo de contas brasileiras.
O crescimento viralizado da companhia fez com que, ainda em 2022, ela considerasse abrir um escritório no país.
— Nós contrataremos brasileiros para nossas operações no Brasil porque acreditamos fortemente no emprego local — declarou Mayank Bidawatka à época.
No ano seguinte, diante da queda no número de pessoas que utilizavam a plataforma, a empresa indiana recorreu a um programa de recompensas que oferecia "moedinhas" a quem acessava o serviço, de forma que os chamados "Koopons" podiam ser obtidos por quem navegava no aplicativo por pelo menos dez minutos diários. Entre julho de 2022 e janeiro de 2023, foram cinco milhões de usuários perdidos pela rede social, que continuou a declinar em popularidade nos últimos meses.
"Embora a gente gostaria de manter o aplicativo funcionando, os custo dos serviços de tecnologia para manter um aplicativo de mídia social funcionando é alto e tivemos que tomar essa difícil decisão", afirmou Aprameya Radhakrishna no LinkedIn.
Ainda na publicação, os fundadores do Koo dizem que não deixarão de empreender. "Quanto a nós, somos empreendedores de coração e vocês nos verão de volta à arena de uma forma ou de outra. Até lá, obrigado pelo seu tempo, atenção, bons desejos e amor. O passarinho amarelo diz seu último adeus", disseram.